Total de visualizações de página

quinta-feira, 7 de abril de 2011

como evitar a gripe nessa estação

No outono e inverno, as pessoas ficam mais propensas às doenças respiratórias, principalmente gripes, resfriados, pneumonias, pois estas têm preferência pelo tempo frio.
A gripe é uma infecção aguda causada pelo vírus "influenza" que pode assumir proporções sérias, dependendo do grau de debilidade do organismo que a contraiu. Seus sintomas mais frequentes são espirros, congestão nasal, defluxo, febre, tosse, dor de garganta, dor de cabeça, dores pelo corpo, fraqueza, anorexia (falta de apetite).
O resfriado é menos grave, geralmente provocando sintomas mais leves como coriza, dora de garganta e, mais raramente, febre. É causado, principalmente, pelo "rinovírus".
A pneumomia é uma inflamação nos tecidos do pulmão podendo ser provocada por infecções de diferentes tipos de microorganismos, com tratamento específico para cada um deles.
Falta de ar, fraqueza, febre alta, dificuldades para engolir líquidos e diminuição da capacidade de realizar atividades físicas são sintomas caracaterísticos da pneumonia que, através de exames simples, poderá ser diagnosticada rapidamente. O melhor a fazer é procurar orientação médica.
As rinites vasomotas, que surgem devido à reação dos vasos da mucosa em certas condições ambientais como frio, mudança de tempo, ar condicionado, podem aparecer também na temporada de outono e inverno.
TRATAMENTO - Não existem medicamentos que curem gripes e resfriados, sendo apenas tratados os sintomas com antitérmicos, analgésicos e descongestionantes. A vitamina C apenas reforça o organismo. Antibioticos só nos casos onde ocorrerem complicações infecciosas, como a pneumonia, por exemplo, sempre com prescrição médica.
CUIDADOS - Como medidas de precaução, na época de baixas temperaturas, podemos observar o seguinte: 1) Evitar mudanças bruscas de temperatura indo de ambientes quentes para frios e vice-versa;
 2) Evitar aglomerações e ambientes fechados, onde a contaminação é mais frequente;
3) Manter a casa bem ventilada, especialmente os dormitórios;
 4) Evitar os banhos muito quentes;
5) Usar agasalhos convenientes e não retirá-los em lugares frios;
 6) Não tomar bedidas alcoólicas e não fumar;
 7) Cuidar da alimentação, incluindo proteínas, frutas, verduras e legumes na dieta. As frutas devem ser ricas em vitamina C;
 8) Beber bastante líquido;
 9) Praticar atividade ao ar livre em tempo de sol brando; e
 10) Dormir o suficiente, pois o sono reparador ajuda o organismo a se prevenir de doenças.
Se cuide! Porque saúde é o que interessa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário